segunda-feira, 6 de junho de 2016

Visita de Sho Nemoto ao Brasil


Imigracao Japonesa ao Brasil

Visita de Sho Nemoto ao Brasil 

Diplomata Sho Nemoto visita o Brasil em 1894, para observar as condições que o país poderia oferecer a eventuais futuros imigrantes japoneses


A chegada de Sho Nemoto ao Brasil marca o primeiro passo da imigração japonesa. Nemoto, um diplomata, chegou ao Brasil em setembro de 1894. Excelente marqueteiro, veio com trajando à moda ocidental, de terno e gravata. Nemoto visitou a Nicarágua, a Guatemala e em seguida veio ao Brasil.    Nemoto deixou o Brasil sem nenhum contrato de colonização, pois não existia nenhum tratado de relações entre os dois países.
   
Escreveu um relatório, sobre suas impressões acerca do Brasil, que foi publicado no Correio Paulistano, edição de 20 de outubro de 1894. Eu consegui localizar esta reportagem, seguindo informações fornecidas em um livro sobre imigração. 



Primeira pagina do Correio Paulistano, de 20 de outubro de 1894. A direita, uma pequena chamada da reportagem, e a esquerda a reportagem.


Detalhe da chamada

A seguir, o texto para melhor legibilidade, da reportagem. O estilo do relatório denuncia claramente que se dirige ao governo do Japão. Nemoto rasga incansáveis elogios ao governo e ao estado de São Paulo.
   
Fica aqui um mistério, não sabendo Nemoto o português, deve ter produzido este relatório em japonês, quem teria feito a tradução deste relatório ? Somente uma pessoa, aqui no Brasil, estaria habilitado para realizar esta tarefa : Wasaburo Otake.
 



Detalhe da reportagem

Relatório/reportagem de Sho Nemoto, publicado em 1894


    “Fiquei verdadeiramente encantado, vendo a uberdade e a produção das terras do próspero Estado de S. Paulo.
   
Até a minha chegada estava completamente cego sobre a vida e o desenvolvimento econômico e politico do Brasil, a tal ponto que, pelos poucos e deficientes conhecimentos que tinha dessa região, hesitei em aceitar o convite para visitar o Brasil e estudar a possibilidade de se estabelecer com esse ponto da América a corrente migratória do Japão.
   
Conhecia apenas algumas obras em inglês as quais, tratando de uma excursão ao norte do Brasil, descreviam de tal modo a vida precária do imigrante no Amazonas que achei tarefa difícil qualquer experiência nesse sentido, uma vez que as mesmas obras positivamente afirmavam que, logo em seguida ao desembarque nessas paragens, via-se o imigrante na imediata necessidade de procurar os Estados Unidos.
   
Hoje, porem, estou convencido do contrário. O imigrante pode perfeitamente se instalar no Brasil e formar aqui um pecúlio bem regular num prazo não muito longo.
   
Admira-me como outros que dissertam com tanta proficiência sobre geologia, botânica, mineralogia, etc possam fazer um juízo tão errôneo e mesquinho sobre uma região de tanto futuro.
   
Além destes conhecimentos sabia que este pais primava pelas suas riquezas nos gêneros vegetal e animal, que a baia do Rio de Janeiro era uma das mais bonitas do mundo e que existiam aqui grande número de indios bravios.
   
Agora, porem, tenho os olhos bem abertos, pois que tive ocasião de observar a verdadeira riqueza do Brasil, que se acha concentrada no Estado de São Paulo, d´onde levo as melhores impressões.
   
A área só deste Estado é quase igual as da Itália e Portugal reunidos, sendo que quase toda a sua totalidade pode ser aproveitada pela agricultura e indústria.
   
Dificilmente se encontra aqui uma zona de terreno pedrento (sic) ou arenoso. Por toda a parte via grandes planícies e (? ilegível) colinas cobertas de frondosas e verdejantes matas, que se estendem por muitas centenas de milhas, onde a par da fertilidade do solo se contempla os panoramas mas imponentes.
   
A agua é boa, abundante e é encontrada em todos os distritos. A irrigação não é necessária a agricultura. 
   
O clima é tão bom ou melhor que o da Califórnia.
(Nota do blogger : ao citar o clima da Califórnia, supõe-se que Nemoto era uma pessoa viajada, e já conhecia os Estados Unidos)
   
Em S. Paulo, uma bela cidade, que fica colocada a 159 metros acima do nível do mar, observei que o termômetro marcava ao meio dia 25 graus centígrados, ou 77 F. em 11 de outubro de 1894.
   
O estado possui um porto de mar na cidade de Santos, que é dotado de bons melhoramentos. Entre outros, pela sua grandeza e boa construção, citarei o cais, onde qualquer navio ou vapor de grandes dimensões pode atracar e descarregar.
   
O comércio dessa cidade é enorme.
   
Interessou-me especialmente ver em São Paulo o modo completo por que é feito o serviço de recepção e expedição de imigrantes, serviço esse que se acha a cargo do Sr. A. A. Pereira de Almeida a quem testemunho minha gratidão pelas informações minuciosas que me prestou.
   
A estrada de ferro de S. Paulo a Santos pertence a S. Paulo Raiway Company que é de uma beleza e solidez características.
   
Tive ocasião de visitar os principais estabelecimentos agrícolas do Estado de São Paulo e fiquei contentíssimo vendo o grau de adiantamento em que se encontram os mesmos.
   
A fazenda de café do Sr. Conselheiro Antonio Prado, denominada Santa Veridiana é de um aspecto e riqueza extraordinários. A estrada de ferro não chega até as portas dessa fazenda; entretanto, ela possui duas estações, uma da companhia Paulista e outra da Mogyana, construídas nas suas proximidades.
   
O panorama que se observa nesta fazenda, em todas as direções, é o mais encantador que se pode imaginar.    Deste estabelecimento agricula dirigi-me ao Porto Ferreira e ali tomei o vapor do rio Mogi Guaçu em demanda de uma outra fazenda denominada Paulicéia, propriedade do sr. Guimarães e Filhos.
   
É uma fazenda perfentamente montada, encontrando-se nela todo o conforto de uma cidade.
   
Durante minha viagem pelo rio, ao mesmo tempo que as passagens em redor me deslumbravam o espírito de navegação adaptado pela companhia Paulista para o transporte econômico de muitas mil arrobas de café.
   
É também notável a cultura do café em Ribeirão Preto. Ve-se áreas imensas estendendo-se como um infinito mar de cafezais e atestando a riqueza e a uberdade do solo.
   
Devo mencionar aqui as fazendas da Companhia Drumond, que tem empregados no trabalho cinco ou 6.000 pessoas e as quais sempre prosperam em vista de uma boa e cuidadosa administração.
   
Ao lado desta acha-se também a fazenda do Sr. Dr. Guimarães Júnior, que é tratada com muito capricho.
   
O povo de Ribeirão Preto é em geral muito ativo e trabalhador.
   
Alegrou-me em extremo ver tantas estradas de ferro, costeando o Estado em todos os sentidos e o serviços de navegação feito em diversos rios.
   
O progresso maravilhoso do Estado de S. Paulo é muito lisonjeiro para o seu presidente, o exmo. Sr. Dr. Bernardino de Campos, cuja sábia administração muito concorreu para maior desenvolvimento no futuro.
   
Felicito ao povo paulista e seus diretores pelo zelo e atenção com que tem cuidado da instrução pública, distribuindo escola por toda parte, até mesmo nas mais pequenas localidades.
   
A parte sanitária também tem merecido estudo aos podere públicos, que estabeleceram um perfeito sistema de drenagem de modo a tornar a população vigorosa e sadia, o que muito cooperará para fazer de S. Paulo um estado rico e poderoso.
   
Levo, pois, de minha visita ao Estado de S. Paulo as impressões das mais favoráveis e não vacilo em afirmar que acho esta região uma das mais belas e ricas do mundo.
   
Pela minha visita posso garantir que o Brazil e o Japão farão feliz amizade, a imigração será em breve encetada e o comercio será reciprocamente grande.
   
Terminando estas minhas ligeiras notas, agradeço ao Exmo. Sr. Dr Presidente do Estado a cordial atenção que me dispensou e os mios que me franqueou para que eu pudesse visitar com bons resultados os pontos mais interessantes do Estado Paulista.
Sho Nemoto.”
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
A visita de Sho Nemoto também foi noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo, na edição de 30 de setembro de 1894, mas de maneira bem tímida.



Clique aqui para ir ao indice do blog
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário