segunda-feira, 6 de junho de 2016

O Ministro Plenipotenciário Suguimura

Imigracao japonesa no Brasil


O Ministro Plenipotenciário Suguimura Fukashi

O Ministro Suguimura foi um dos principais incentivadores do início da imigração


Em 19 de abril de 1905, assumiu o cargo de Ministro Plenipotenciário do Japão no Brasil, o sr. Fukashi Suguimura. Ele já tinha exercido as funções de diplomata no Canadá, onde implantou, em Vancouver, um consulado do governo japonês, em 1887. O cargo de Ministro Plenipotenciário, que tinha sede em Petropolis, Rj, já existia e era exercido por Narinori Okoshi, que retornou ao Japão, amaldiçoando as terras brasileiras e desaconselhando a vinda de japoneses ao Brasil.
Suguimura
Fukashi Suguimura
Tão logo que aqui chegou, Suguimura fez vária viagens pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo acompanhado de um interprete, Kubanichi Horiguchi. A noticia de sua intenção de viajar pelo Brasil repercutiu muito bem, com a imprensa do Rio e São Paulo anunciando a viagem. Durante esta viagem de reconhecimento, Suguimura ficou encantado com o Brasil, e pensou na possibilidade de trazer imigrantes para cá. Foi o pai da imigração japonesa no Brasil. Chegando a cidade de São Paulo, foi recebido pelo Governador, pelo prefeito da cidade, e pelo Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo. Recebeu tratamento super-VIP, foi levado ao porto de Santos, onde lhe foi mostrado a infra estrutura portuária. Junto com o Secretario, elaborou um protocolo de intenções, onde estabeleceram o seguinte : estudo por parte do estado de São Paulo, de um valor de ajuda de custo para trazer o imigrante ao Brasil; estudo para o fazendeiro interessado também ajudar com algum valor; isenção do imigrante em devolver o valor da ajuda. Após as negociações, o Secretário da Agricultura aprovou :
1- Que o Estado de São Paulo arcaria com 7 libras (moeda inglesa) para cada imigrante;
2- Que os imigrantes chegassem em março-abril de cada ano (época de inicio de colheita de café);
3- Que seria aceito somente imigrantes em núcleos familiares, de no mínimo 3 pessoas : marido, mulher e filho.
4- Que haveria isenção da devolução da ajuda (7 libras).
Na sua viagem de volta a Petropolis (onde ficava o seu escritório) a dupla Suguimura-Horiguchi era recebido, nas cidades em que passava, com toda pompa, com tratamento de chefe de nação.

O Relatório Suguimura

Suguimura elaborou então em 1905 um parecer oficial sobre o Brasil, que ficou conhecido como “Relatorio Suguimura”. Ali descrevia o Brasil, as terras férteis, baratas e extensas, o povo, as imensas plantações de café, a pujança e riqueza do estado de São Paulo; e sugeria que o japonês se sentiria bem aqui no Brasil. O relatório foi publicado pela primeira vez em dezembro de 1905, no boletim da secretaria do comércio do Ministério das Relações Exteriores (“Tsūshō isan”).
Em seguida foi publicado num jornal de grande circulação nacional, Osaka Asahi Shimbun (foto) no fim do mesmo ano, 1905. A repercussão foi grande; tantos foram os pedidos de informação, vindos de aldeias e cidades de todo país, que o Ministério viu-se forçado a imprimir uma resposta padrão com os dizeres: “por encontrar-se ainda em fase de pesquisa, não podemos emitir um parecer em relação à emigração para o Brasil”.
Ao ler o artigo no jornal, o superintendente da recém-fundada Cia.  Imperial de Colonização (Kōkoku Shokumin-gaisha), Ryō Mizuno, dirigiu-se a Legação Brasileira no Japão e ao Ministério das Relações Exteriores, para maiores informações; e no inicio ano seguinte viajou para o Brasil ver de perto o que Suguimura havia descrito no relatório. Em 1908 Mizuno organizou a primeira leva de imigrantes ao Brasil : o Kasato Maru.
 
Relatorio do Ministro Suguimura
Relatorio Suguimura, no jornal Osaka Asahi Shimbum,  elogiando o Brasil

Clique aqui para ir ao indice do blog 









Nenhum comentário:

Postar um comentário